Representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Contagem participaram, nos dias 16 e 17 de novembro, do 10º Encontro dos Subcomitês que compõem o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. O encontro foi realizado em Santana do Riacho e contou com a participação de representantes dos municípios integrantes das 23 sub-bacias e Unidades Territoriais Estratégicas - UTE.
O encontro tem como objetivo conhecer os programas e ações do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio das Velhas e articular com as sub-bacias e unidades territoriais estratégicas, uma troca de experiências, propondo novas ações de recuperação da qualidade das águas do Rio das Velhas com a participação social.
A superintendente de Políticas Ambientais de Contagem, Sirlene de Almeida, é a coordenadora-geral do Subcomitê do Ribeirão do Onça, que ocupa uma grande parte do município com a sub-bacia da Pampulha.
Para ela, o encontro foi importante para fortalecer os trabalhos já realizados e promover maior articulação entre os municípios. “Aqui temos representação do Poder Público, sociedade civil e usuários. E essa articulação entre todos é necessária para garantir a troca de experiências e a articulação do município com outros municípios dentro da bacia do Rio das Velhas, que fica em nosso Estado de Minas Gerais”, explica.
O Subcomitê Ribeirão Onça foi instituído em 10 de fevereiro de 2006, sendo composto por membros dos municípios de Belo Horizonte e Contagem. Entre os principais cursos d’água da UTE Ribeirão Onça estão os ribeirões Onça, Pampulha, Cabral, Isidora e córregos Ressaca e São João.